quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O líder possessivo



Fico chocada com a Irresponsabilidade de alguns Pastores colocar Lideres sem nenhuma estrutura psicológica nem espiritual pra liderar pessoas com vários tipo de problemas por isso que escrevi esse artigo!! Feliz 2012!! ps: flavinha





A cada dia que passa, o número de cristãos aumenta. E com isso, a demanda de lideres também aumenta. Por causa dessa necessidade, acaba que muitos se candidatam ou são chamados a liderar, surgindo, assim, muitas vezes, pessoas despreparadas para tal função. Vez ou outras encontramos “líderes” que tiveram um passado marcado por muitos traumas, rejeições, frustrações, dificuldades familiares e que acabam refletindo esses problemas em sua forma de liderar seus liderados.
Um dos maiores problemas que esse tipo de líder manifesta é o sentimento de posse que ele tem do seu liderado. Líderes possessivos são pessoas que acham que seus liderados são a sua posse. Eles se sentem donos de quem lideram. Com isso, sufocam e pressionam seus liderados a fazer o que querem. Outra característica do líder possessivo é a chantagem emocional. A chantagem é usada quando o líder quer obter algo quando está perdendo o controle de seu liderado ou quando o liderado começa a se abrir com outra pessoa.
A conseqüência desse tipo de liderança é que normalmente seus liderados não sabem lidar com perdas ou mudanças. São inseguros, medrosos, não sabem tomar decisões sozinhos e tem medo exagerado do erro.
Em 1 Pedro 5.3, o apostolo Pedro diz como um líder deve liderar as pessoas: “ nem como dominadores dos que foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho”.
Lideres possessivos jamais poderiam ser chamadas para liderar ou se canditarem à liderança, enquanto não estiverem com seu interior resolvido. È preciso que antes de liderar as pessoas, esses líderes sejam acompanhados de perto por meio de um discipulado, em que o discipulador poderá enxergar o problema e ajudá-lo na transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário